Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou colecção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho e, por vezes, com o mesmo tamanho.
Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, dentre outros.
Na tipografia, as serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como sans-serif, também chamadas grotescas. A classificação dos tipos em serifados e não-serifados é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.
As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixeís e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem a qualidade. São concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora especifica, não podendo ser escaladas. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas para qualquer tamanho que forem requisitadas.
Estas fontes contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspecto de formas contínuas, tais como as fontes TYPE1, TRUE TYPE e OPEN TYPE. As fontes foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do Postsript.
Type 1- desenvolvidas pela Adobe, do formato PostScript, desenvolvidas para trabalhar com impressoras. As informações são guardadas nos ficheiros: PFB (Contém informação sobre os contornos dos caracteres) e PFM (Informações sobre a métrica da fonte impressa).
True Type – Inicialmente desenvolvidas pela Apple. Cada fonte contem o seu próprio algoritmo para converter as linhas de contorno em bitmaps, impressas como aparecem no ecrã e as informações são guardadas no Windows num ficheiro com extensão TTF (True Type File).
One Type - Foram criadas pelas Microsoft e Adobe, para melhorar portabilidade e independência dos documentos entre diferentes plataformas; tem compatibilidade entre Macs e Windows; ponte entre fontes TrueType e PostScript e fontes transparentes e legíveis em todos os tamanhos.