A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1931, por Victor Lardent, para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos e utilizados ao redor do mundo (em parte por ser a fonte padrão em diversos processadores de texto). Esta foi adaptada de tal forma que possui excelente legibilidade, misturando curvas clássicas e serifas.
Exemplo: A B C
A Garamond refere-se aos tipos originais baseados na escrita de Claude Garamond para sua tipografia em, aproximadamente, 1530. Atualmente, várias famílias tipográficas são derivadas dos tipos originais de chumbo de Garamond e estão disponíveis para computadores digitais. Muitas das suas versões foram feitas de forma bastante livre, no sentido de incluírem modificações que não estão nos tipos originais. Por conta de sua boa legibilidade são populares e muito usadas na composição de texto corrido. A Garamond divide com a Times New Roman o posto de fonte serifada mais popular do mundo.
Exemplo: A B C
Arial, criada em 1982 por Robin Nicholas e Patricia Saunders, no Reino Unido, é uma Família tipográfica sem-serifa. Fontes como Arial Bold, Arial Italic, Arial Bold Italic são derivações da fonte "padrão" Arial (ou Arial Regular). Também se pode designar uma fonte específica, a Arial Regular . É conhecida entre os designers gráficos pela sua semelhança com um tipo bastante famoso na história do design moderno, a Helvetica da Linotype. No entanto, são comuns as críticas à Arial que atribuem-lhe um papel de "cópia inferior da Helvetica". De facto, porém, a Arial é inspirada no desenho de uma outra fonte, a Akzidenz Grotesk (a qual também serviu de inspiração ao desenho da Helvetica). A fonte Arial é incluida nos sistemas operativos Microsoft Windows desde a versão 3.1
Exemplo: A B C
Sem comentários:
Enviar um comentário