A Biometria é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos, como forma de identificação única. Atualmente é usada principalmente, na identificação criminal e controle de acesso. Os sistemas chamados biométricos podem basear-se nas características de diversas partes do corpo humano, como os olhos e as mãos.
Técnicas de identificação biométrica
A impressão digital é o desenho formado pelas papilas, presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado numa superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, incluindo os gémeos.
A biometria de assinatura é geralmente denominada como uma Verificação Dinâmica de Assinatura (DSV) e analisa a forma como cada pessoa escreve o nome.
Através da assinatura (DSV) é possível extrair e medir algumas características: o ângulo no qual a caneta é segurada, o tempo que se leva para assinar, a velocidade. Tudo isto são componentes únicas.
O reconhecimento da fala (também denominado em alguns aparelhos como reconhecimento de voz) permite que computadores equipados com microfones interpretem a fala humana, por exemplo, para transcrição ou como método de comando por voz.
Sem comentários:
Enviar um comentário