13 de outubro de 2011

- Inteligência Artificial (IA)

  A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.
  Esta área da ciência (que já existe há décadas) é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados à IA.
  Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica, dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos, entre outros.
  Em Portugal, os primeiros passos da ciência em questão foram dados em 1973 quando Helder Coelho, Luís Moniz Pereira e Fernando Pereira se reuniram no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Em Junho do ano seguinte, é criada, com a ajuda de Helder, uma Divisão de Informática no LNEC, orientada para projectos de investigação e desenvolvimento nas ciências da computação. Foi ainda proposta a criação de um grupo de aplicações de I.A. (G.A.I.A.), o qual só seria formalmente criado em 1988. Ainda em 1974 foi criado o actual centro de informática no LNEC, o qual dedicou desde então grande parte dos seus recursos à investigação sobre as técnicas da I.A..

"Existem dois pontos de partida para definir a I.A. - sonho e tecnologia.", Terry Winograd



Sem comentários:

Enviar um comentário